Campanha do Instituto Êxito de Empreendedorismo de combate à violência contra a mulher realiza intervenções urbanas em São Paulo e alerta sobre feminicídio

Com o intuito de atrair atenção para o assunto e combater todas as formas de violência contra a mulher, o Instituto Êxito de Empreendedorismo lançou a campanha Empresas por Elas. A iniciativa espera engajar empresas, instituições e sociedade no tema. Ações iniciais incluem intervenções urbanas em centros empresariais.
O projeto é realizado pelo Instituto Êxito em parceria com o Instituto Banco Vermelho, Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Maria da Penha e Grupo Ser Educacional/UNG. “Iniciamos essa campanha com algumas instalações que servem para atrair olhares e gerar reflexão acerca da gravidade do problema que enfrentamos quando falamos sobre violência contra a mulher”, declarou o diretor executivo do Êxito, Sérgio Murilo Jr. “Mas esse é só o começo. Queremos envolver empresas, organizações sociais, o poder público e a imprensa em estratégias de conscientização, prevenção, acolhimento e transformação cultural, por meio de ações concretas e projetos temáticos”, completou.
Durante o lançamento do projeto Empresas por Elas, foi inaugurado o Banco Vermelho, intervenção que ficará no térreo do Empresarial Brascan, sede do Êxito, e traz frases de impacto sobre feminicídio. Outra ação é o Cadeira Vazia, que instalou uma cadeira adesivada com a frase “Esta cadeira está vazia pois uma mulher que poderia estar trabalhando foi vítima de feminicídio”. As empresas que desejarem instalar uma cadeira similar deverão entrar em contato com o Instituto Êxito e solicitar gratuitamente a arte da campanha.
“A violência contra a mulher é um grave problema social que compromete a dignidade, a segurança e o direito à vida de milhares de brasileiras. O feminicídio, o assédio moral e o assédio sexual são manifestações extremas dessa violência, presentes tanto na vida privada quanto no ambiente de trabalho”, comentou o presidente do Êxito, Janguiê Diniz. “O ambiente corporativo tem papel estratégico na prevenção, na educação e na transformação cultural. O Empresas por Elas visa mobilizar a classe empresarial paulista para assumir esse protagonismo social, em parceria com instituições renomadas, poder público, imprensa e sociedade civil”, acrescentou.
Outras ações
Entre as iniciativas do projeto Empresas por Elas, está também o lançamento da plataforma on-line Sinal Vermelho, aplicativo que permitirá que Tribunais de Justiça identifiquem, classifiquem e acompanhem processos de feminicídio em tempo real, promovendo agilidade no julgamento e contribuindo para a justiça e a reparação das vítimas e seus familiares.
Já a Caravana Feminicídio Zero terá uma van itinerante com equipe multidisciplinar que percorrerá bairros da cidade, comunidades e centros de acolhimento oferecendo atendimentos jurídico, psicológico e encaminhamentos à rede de proteção.
O Êxito ainda oferecerá a plataforma on-line de capacitação Reconstruindo Caminhos, que disponibilizará trilhas formativas específicas para mulheres em situação de violência. Finalizando as ações do projeto, o Protocolo Ser Mulher propõe um curso de capacitação e selo para funcionários e estabelecimentos que prestam atendimento ao público (bares, restaurantes, hotéis, motéis, academias, casas de espetáculos etc.) para prepará-los para identificar sinais de violência e prestar auxílio de forma ética, segura e acolhedora.
Estiveram presentes no lançamento da campanha o diretor executivo do Êxito, Sérgio Murilo Jr.; o diretor de Operações, Celso Rodrigues; as associadas Nayara Mota e Lilian Primo Albuquerque; além de representantes das instituições parceiras, da OAB e do poder público, como a coordenadora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de São Paulo, Danièle Akamine, e os vereadores Thammy Miranda e Ely Teruel.
Mais informações sobre a série de ações podem ser obtidas no site do Instituto Êxito (www.institutoexito.com.br) ou pelo e-mail contato@institutoexito.com.br.